Após perder um ente querido, os seus familiares tem que passar por situações bem delicadas e burocráticas, nesse momento é necessário que sejam tomadas diversas decisões importantes e é necessário que diversas questões burocráticas sejam resolvidas e além de tudo isso eles ainda tem que lidar com a dor de ter perdido alguém querido que irá deixar saudades. E uma dessas questões burocráticas que devem ser resolvidas são os documentos necessários nesse momento, para que seja possível dar prosseguimento nos processos após o óbito é necessário ter em mãos alguns documentos específicos.
Nesse texto você irá poder conferir quais são os documentos necessários após o óbito e quais são os processos burocráticos que devem ser realizados para que a família tenha esses documentos, continue lendo esse texto e tire todas as suas dúvidas acerca desse tema.
Após a família receber a notícia do falecimento de um ente querido, além de terem que passar pelo difícil momento do luto ainda é necessário tomar diversas decisões importantes e resolver inúmeras questões burocráticas, abaixo iremos falar com detalhes sobre os documentos que são necessários nesse momento para que as solicitações necessárias sejam realizadas. Caso a pessoa que faleceu não tenha expressado para os seus familiares o seu desejo em vida pela cremação ou sepultamento é necessário que a família faça essa escolha e caso a pessoa não tenha feito a contratação/ aquisição ou a família não tenha um jazigo perpétuo é necessário que essas aquisições sejam realizadas (Caso o sepultamento não seja realizado em um jazigo temporário) e além de todas as questões burocráticas ainda é necessário que os seus familiares tenham um gastos inesperado para fazer essas aquisições de forma imediata (Após o falecimento).
Nesse momento também é necessário que sejam resolvidas as questões do translado (Transporte do corpo), quais procedimentos serão realizados durante a preparação do corpo, geralmente o profissional que irá preparar o corpo informa para a família o que é necessário fazer e isso também varia de acordo com o destino do corpo e qual a distância que será percorrida durante o translado e também é o momento de escolher os detalhes sobre o velório, como por exemplo o local onde vai ser realizado, vestimenta do corpo, decoração, escolha das flores e ainda a família pode escolher se terá e como será feita a cerimônia de despedida, essa cerimônia pode ter música, orações e homenagens.
Como podemos ver, nesse momento além de resolver diversas questões delicadas e necessário tomar diversas decisões importantes, ainda é necessário que os familiares tenham altos gastos caso a pessoa falecida não tenha resolvido essas questões em vida e a maioria das pessoas não está preparada para gastar essa determinada quantia nesse momento, não é um gasto que foi planejado.
Antes de começarmos a falar sobre os procedimentos que são realizados após o falecimento é importante ressaltar que esses processos mudam de acordo com os locais, portante é importante que as pessoas procurem saber como funciona no local em que elas estão.
A declaração de óbito é o primeiro documento após o falecimento, esse documento é necessário para que seja dado sequência na resolução das questões burocráticas e para que se possa ter em mãos os demais documentos que serão necessários nos demais processos após o óbito, a declaração de óbito é um documento que emitido por médicos em um hospital ou no IML, abaixo colocamos alguns casos e como a família deve proceder em cada um deles.
Nesse documento será atestado o falecimento e terá também qual foi a causa da morte e como podemos ver, quando o falecimento ocorreu em um hospital o processo é mais tranquilo e consequentemente mais rápido, diferente em casos de falecimento em casa,ou em casos de morte violenta ou suspeita, nesses casos é necessário que o corpo passe por exames e perícias e após isso é feito o atestado alegando as informações necessárias e liberando para que seja feito o sepultamento ou a cremação. E em caso de cremação, esse documento deve ser assinado por dois médicos ou por um médico legista.
Após ter em mãos esse documento, a família deve entrar em contato com uma funerária ou ir até o serviço funerário municipal para que possam ser resolvidas as questões do velório e também do sepultamento ou cremação e as demais questões como por exemplo preparação e translado do corpo.
A funerária é quem irá dar continuidade nesse processo e também dará entrada no atestado de óbito, nesse momento é necessário que sejam apresentados alguns documentos do falecido e também da pessoa responsável que está acompanhando e fazendo essa solicitação, que são:
Documentos do solicitante:
Documentos do falecido:
Também conhecido como Certidão de Óbito definitiva, esse é o último documento desse processo ele pode ser retirado no cartório após 5 dias úteis que são contados a partir da data de solicitação por parte da funerária.
Essa é a dúvida de muitas famílias, o que fazer com os documentos, contas e também as redes sociais da pessoa que faleceu. Abaixo iremos explicar como é possível realizar esses cancelamentos, mas vale ressaltar, que esse processo pode mudar de local para local em casos de bancos por exemplo:
O CPF da pessoa deve ser cancelado e para fazer esse cancelamento é necessário apresentar os documentos pessoais do falecido e a certidão de óbito e o RG e título de eleitor é cancelado automaticamente quando é dado entrada na certidão de óbito;
Carteira de trabalho, caso a pessoa estivesse registrada em uma empresa é necessário dar baixa na sua carteira de trabalho;
A Carteira de motorista deve ser cancelada indo até o Detran
E no caso de contas bancárias é necessário que a família compareça até o banco em que a pessoa tinha conta para que seja feito o cancelamento da conta e nesse caso é necessário apresentar a certidão de óbito;
No caso de redes sociais há a possibilidade de transformar o perfil da pessoa falecida em um memorial, caso esse seja o desejo da família ou ainda é possível fazer o cancelamento e para isso é necessário que a pessoa responsável apresente a certidão de óbito e mais documentos que comprovem o grau de parentesco.
Como podemos ver anteriormente nesse momento as decisões que devem ser tomadas são muitas e a maioria das pessoas não sabe como resolvê-las e onde a pessoa deve se direcionar primeiro para conseguir resolver tudo o que precisa e além de todas essas coisas que são tão complicadas, é necessário lidar com a dor do luto, a dor de ter perdido alguém querido.
Com isso podemos verificar a importância de ter ao nosso lado uma empresa séria e profissionais capacitados, pois assim você pode ficar tranquilo sabendo que eles estão te ajudando e as dores de cabeça também são menores com esse apoio.
O concierge funeral é um profissional que acompanha a família desde o momento do falecimento até o sepultamento ou cremação, ele fica ao lado dos familiares durante a resolução das questões burocráticas, ajuda na tomada de decisões, proporcionando assim um maior conforto transmitindo a eles sensações de tranquilidade e segurança que tanto ajudam nesse momento difícil.
O luto é um momento muito delicado na vida das pessoas, o luto conta com cinco fases que são negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Mas vale ressaltar que nem todas as pessoas passam por todas essas fases e nem na mesma ordem, afinal, cada pessoa é única.
Durante esse momento é muito importante que as pessoas entendam que nem todas sentem na mesma intensidade e por isso é importante respeitar o que o outro sente e não podemos diminuir a dor do outro pelo o que ele demonstra, muitas pessoas ficam em “choque” e assim não conseguem se expressar pois não entendem o que está acontecendo e nem pelo o que estão passando.
Com a leitura desse artigo podemos compreender que após o falecimento de um ente querido os seus familiares tem que lidar com muitas questões burocráticas e complicadas de resolver, é necessário que sejam apresentados diversos documentos após o falecimento para que seja possível dar prosseguimento nesse processo e também para conseguir os documentos que são necessários nesse momento que é o atestado de óbito, certidão de óbito e por fim a declaração de óbito.
Além de ser possível dar continuidade nesse processo, esses documentos são necessários para que seja possível realizar o cancelamento dos documentos da pessoa falecida e também de suas contas bancárias e em redes sociais. Podemos ver também o quanto é importante pensar de forma preventiva e ter ao seu lado profissionais para te ajudar em todas essas questões pois assim é possível promover mais tranquilidade para quem você mais ama.
O Parque das Flores cemitério e crematório conta com uma completa infraestrutura para receber os nossos visitantes com toda excelência e conforto, contamos com salas de velório, capela, sala para celebração ecumênica, cafeteria, enfermaria e floricultura. O cemitério é no estilo Parque, conta com mais de 40.000 m² de uma área arborizada, além de um grande gramado que transmite uma sensação de paz, calmaria, tranquilidade e conforto, essas sensações trazidas pelo local ajudam as pessoas a lidarem melhor com a dor da perda e também a ficarem mais calmas mesmo sendo um momento muito complicado e de muita dor.
O nosso crematório conta com rigorosos protocolos para a realização da cremação, os equipamentos utilizados para a realização desse processo são de alta qualidade, tornando o processo mais rápido e eficiente respeitando as pessoas que confiam em nosso trabalho.
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Nosso atendimento é humanizado, pautado na ética e com respeito a dor das pessoas, os nossos profissionais são apaixonados pelos o que fazem e são capacitados e treinados para que possam solucionar as dúvidas dos familiares em um momento tão delicado e difícil para qualquer pessoa.
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