Quais os documentos necessários para fazer a cremação?

Documentos para Cremação

A cremação é um processo pelo qual o corpo passa para que seja transformado em cinzas, é um costume que vem tendo novos adeptos todos os dias no Brasil e no mundo, para que ela seja feita são utilizados fornos que contam com uma tecnologia que permite que esse processo seja realizado mais rapidamente e sem gerar problemas para o meio ambiente.
Mesmo sendo um processo realizado a muitos e muitos anos e em diversas regiões do mundo ela ainda gera muitas dúvidas nas pessoas e existem muitos tabus acerca desse tema, por isso é importante que as pessoas pesquisem sobre e não acreditem em qualquer coisa que tinham lido ou ouvido.
Você sabe quais os documentos necessários para que a cremação seja autorizada? E quais os benefícios da cremação adquirida de forma preventiva? Se essas são algumas das suas dúvidas, esse conteúdo é para você! Continue com a gente e conheça sobre as questões burocráticas que devem ser resolvidas para que a cremação possa ser realizada.

Como é feita a cremação

Após o velório, o corpo é levado para uma câmara fria onde fica por 24 horas (Conforme lei), após passado esse tempo, o caixão é levado para o forno onde ele é submetido a altíssimas temperaturas e lá fica por cerca de 2 horas, esse tempo depende do tamanho do corpo e o material que o caixão é feito, após isso essas cinzas são retiradas do forno e pode ser que ainda tenham alguns ossos que não foram queimados, esses ossos são depositados em um triturador e ficam lá até que virem um pó após isso esse pó é unido as cinzas para que eles sejam depositados em uma urna, essa urna é lacrada e entregue para a família.
Um caixão entrando em um forno para que possa ser realizada a cremação

Destino das cinzas resultantes da cremação

Após o processo de cremação ser realizado as cinzas podem ter o seu destino escolhido pela pessoa falecida ou pela sua família, caso ela não tenha manifestado os seus desejos sobre o destino das suas cinzas. Elas podem ser lançadas ao mar, rios ou cachoeiras, podem ser enterradas juntamente com sementes para que posteriormente possam virar uma árvore ou ainda ser armazenadas em casa.
Atualmente se tem diversas opções de urnas como por exemplo urnas ecológicas que são feitas de casca de coco e em seu interior as cinzas são misturadas com adubo e uma semente e podem ser plantadas, após um tempo a urna ira se romper e se decompor no meio ambiente (Sem agredir o solo, uma vez que ela é biodegradável) e no local onde foi plantada irá nascer uma arvore. Caso a pessoa não tenha expressado as suas escolhas em vida para a sua família o momento de decidir o destino das cinzas pode ser um momento que gera muitas dúvidas por isso muitas famílias levam em consideração como a pessoa era em vida e o que ela gostava de fazer pois assim fica mais fácil fazer tais escolhas.

Documentação necessária para cremação

Caso você tenha o desejo de ser cremado após a sua morte, é essencial que você deixe a sua família ciente dessa sua vontade e deixe em vida uma declaração de vontade que deve ser reconhecida em cartório para que assim o processo fique menos burocrático e para que você tenha certeza que a sua vontade será feita após a sua morte. Caso essa vontade não seja expressa ainda em via e nem a declaração de vontade feita, quem tem o poder de tomar essa decisão são os seus familiares de primeiro grau.
A documentação que é requerida para fazer a cremação pode mudar de acordo com a causa da morte e também se ela foi adquirida de forma preventiva ou não, há uma lei a Nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973 que regula quais documentos é necessário apresentar para que seja possível fazer a cremação.
Caso a morte seja de causa natural (Ocasionada por uma doença ou por um mau funcionamento do corpo humano) os documentos necessários são:
• Cópia do RG, CPF e a certidão de casamento ou nascimento;
• Atestado de óbito assinado por dois médicos ou por um médico legista;
• Autorização assinada por três familiares de primeiro grau.
• Guia de sepultamento alegando que será uma cremação.
E caso a pessoa venha a óbito por morte violenta (Morte não causada por doença, mas sim por algum desastre, homicídio ou suicídio) o procedimento é mais delicado e a lista de documentos um pouco mais extensa, os documentos necessários são:
• Autorização judicial contendo a declaração do delegado responsável pelo caso e também do IML;
• Atestado de óbito assinado por dois médicos ou por um médico legista;
• Boletim de ocorrência;
• Cópia do RG, CPF e certidão de nascimento ou de casamento;
• Autorização de cremação assinada por três familiares de primeiro grau (Pode ser cônjuge, pai, mãe, irmãos);
• Autorização judicial permitindo a cremação;
• Guia de sepultamento alegando que será uma cremação.

Declaração de Vontade

A declaração de vontade é um documento e ele garante que as pessoas tenham os seus desejos atendidos após a sua morte. Na declaração de vontade pode-se ainda declarar se a pessoa tem o desejo de doar os seus órgãos, essa declaração deve ser feita a um tabelião em um cartório e deve ser deixada com algum familiar de primeiro grau para que ele saiba como agir após o falecimento do seu ente querido e saiba também quais são as escolhas que ele fez para esse momento.
Essa declaração deve ser feita pela pessoa ainda em vida, a pessoa deve se dirigir a um cartório, portando seus documentos pessoais e expressar as suas vontades para um tabelião, além da sua vontade de ser cremado ela pode expressar também qual o destino das suas cinzas, como por exemplo serem lançadas ao mar ou plantadas para que possam virar uma árvore posteriormente. Caso a pessoa não faça essa declaração em vida os seus familiares de primeiro grau é que devem tomar tais decisões além de autorizar esse procedimento.
O Parque das Flores proporciona uma maior facilidade e comodidade para os seus clientes que adquirem o plano de cremação, eles ajudam essa pessoa a fazer a declaração e levam até um cartório para que ela seja autenticada, tudo isso para promover um maior conforto para os clientes.

Caso o falecido não tenha nenhum parente de primeiro grau

Caso a pessoa falecida não tenha nenhum parente de primeiro grau e nem tenha deixado uma declaração de vontade feita ainda em vida com uma pessoa de confiança, seja um parente indireto ou até mesmo um amigo, é necessário que as pessoas próximas dele entrem na justiça para que a cremação possa ser autorizada.
Para que a cremação seja autorizada, é necessário estar munido dos seguintes documentos:
  • • Certidão de óbito assinado por dois médicos ou por um médico legista;
  • • Declaração do delegado (Alegando que ele não se opõe a cremação);
  • • Boletim de Ocorrência.
Esses documentos devem ser levados ao Poder Judiciário local para que seja solicitada a autorização de cremação.

Aquisição da cremação de forma preventiva

Nós nunca saberemos quando irá acontecer algo conosco ou com alguém da nossa família e é por isso que a prevenção é sempre a melhor opção para que possamos ficar tranquilos sabendo que se caso acontecer algo conosco a nossa família estará amparada e terá o apoio de profissionais que conhecem sobre o assunto e realizam tais processos todos os dias para resolver as questões burocráticas que esse momento requer.
É importante também ter um diálogo com os seus familiares, para que eles saibam qual é o seu desejo, se é ser cremado ou sepultado, e se caso a sua escolha for a cremação, eles também saberão qual a sua preferência com relação ao destino de suas cinzas após a cremação e se você quer ser um doador de órgãos.
Além de adquirir a cremação de forma preventiva é importante adquirir um plano funerário, pois antes da cremação é realizado o translado, a preparação do corpo para o velório, o velório em si e isso também demanda gastos que muitas vezes não estão inclusos no valor da cremação e com a aquisição de um plano funerário você terá a possibilidade de ir pagando por esses serviços de forma parcelada para que a sua família não tenha um susto com os valores após a sua morte.
Podemos ver também a quantidade de documento que devem ser apresentados pela família para que a cremação seja autorizada, para pessoas leigas no assunto todo esse processo pode ser complicado, por isso que é importante ter ao apoio de uma empresa que está há anos no mercado e que conhece sobre o assunto para te dar todo o suporte na resolução de tais questões.
Pessoas apertando as mãos

Conclusão

Podemos ver com a leitura desse texto o quanto é importante agirmos de forma preventiva e pensarmos no amanhã, quando adquirimos uma cremação não estamos pensando na morte, mas sim pensando nas pessoas que ficarão aqui após a nossa partida, estamos pensando no bem-estar delas.
A autorização para cremação depende de muitos documentos e de gastos que muitas vezes as pessoas não estão esperando, a declaração de vontade é uma forma de facilitar esse processo e também de garantir que as suas escolhas feitas em vida sejam respeitadas após a sua morte acima da vontade de qualquer outra pessoa, até mesmo de um familiar de primeiro grau.
A cremação vem ganhando novos adeptos em todo o mundo por diversos motivos como por exemplo agredir menos o meio ambiente e ter um custo mais baixo quando comparado ao sepultamento comum e as tendências são de constante crescimento.

ATENDIMENTO

Ficou alguma dúvida?

Contamos com atendimento especializado 24 horas que está a disposição para tirar todas as dúvidas e prestar um atendimento humanizado com todo amparo necessário. Preencha com seus dados ao lado e em breve entraremos em contato.

Ao continuar, você permite que o Parque das Flores entre em contato com você pelos canais informados.

Cemitério e Creamtório Parque das Flores

O Parque das Flores cemitério e crematório conta com uma completa infraestrutura para receber os amigos e familiares das pessoas falecidas com toda excelência e conforto, contamos com salas de velório, capela, sala para celebração ecumênica, cafeteria, enfermaria e floricultura. O cemitério é no estilo Parque, conta com mais de 40.000 m² de uma área arborizada, tem diversas árvores, plantas e flores, além de um grande gramado que transmite uma sensação de paz, calmaria, tranquilidade e conforto, essas sensações trazidas pelo local ajudam as pessoas a lidarem melhor com a dor da perda e também a ficarem mais calmas mesmo sendo um momento muito complicado e de muita dor.
O nosso crematório conta com rigorosos protocolos para a realização da cremação, os equipamentos utilizados para a realização desse processo são de alta qualidade, tornando o processo mais rápido e eficiente respeitando as pessoas que confiam em nosso trabalho.
Com a aquisição de nossos planos funerários, os nossos clientes tem benefícios ainda em vida, temos diversos profissionais conveniados em nosso clube de benefícios que proporciona descontos em consultas, o nosso clube conta também com laboratórios conveniados para que os nossos clientes possam cuidar da sua saúde e da saúde da sua família com ótimos profissionais e pagando menos por esses serviços.
Os nossos ambientes recebem cuidados diários de nossos profissionais, que cuidam dos jardins, das flores, do gramado, além dos ambientes externos, os ambientes internos também recebem cuidados diários, os locais onde são realizados os velórios, as capelas e as demais salas sempre são higienizados, limpos e organizados para receber da melhor forma possível nossos clientes e seus familiares com toda segurança para a sua saúde e saúde de nossos colaboradores também.
Além dos cuidados diários, o cemitério conta com segurança 24 horas por dia, os profissionais que fazem a segurança do local são treinados e estão preparados para atender qualquer chamado com excelência e segurança, além de seguranças, também contamos com diversas câmeras de alta qualidade que estão posicionadas em locais estratégicos em toda a extensão do cemitério.
Nosso atendimento é humanizado, pautado na ética e com respeito a dor das pessoas, os nossos profissionais são apaixonados pelos o que fazem e são capacitados e treinados para que possam solucionar as dúvidas dos familiares em um momento tão delicado e difícil para qualquer pessoa.
O nosso atendimento funciona 24 horas por dia, para que os nossos clientes possam ficar mais tranquilos, sabendo que independente do horário do dia eles estarão amparados e serão atendidos por nossos profissionais com toda excelência. Os nossos planos também contam com cobertura em âmbito nacional, para proporcionar mais tranquilidade ainda, sabendo que em qualquer local do Brasil os nossos clientes estarão amparados e podem ficar tranquilos independentemente do local que estão.
O nosso cuidado com os nossos clientes e seus familiares não acaba no momento do sepulcro, nós temos um cuidado especial com as pessoas que perderam uma pessoa querida e que estão tendo que passar por um momento tão difícil que é o luto, contamos com psicólogos parceiros que dão descontos em atendimentos para as pessoas que precisarem desse atendimento e para que eles possam lidar melhor com o luto.
O Cemitério e Crematório Parque das Flores está há mais de 25 anos formando parcerias de sucesso com os nossos clientes e seus familiares e proporcionando a essas famílias uma maior tranquilidade por saber que estamos ali para ajuda-los a resolver as questões burocráticas que esse momento pode trazer.