Mitos e verdades sobre a cremação

Mitos e Verdades sobre a cremação

A cremação é um processo pelo qual o corpo passa para que vire cinzas. A cremação é um processo realizado a muitos anos e ganha novos adeptos a cada dia que passo tanto no Brasil quanto no mundo, mas mesmo assim esse tema ainda gera muitas dúvidas nas pessoas e existem muitos mitos sobre, conhecer sobre a cremação é essencial para que a pessoa possa tomar as suas decisões de forma mais assertiva. Adquirir um plano de cremação de forma preventiva não é pensar na morte, mas sim pensar no futuro das pessoas que você ama e em como elas ficarão após a sua morte, é pensar que elas serão amparadas por profissionais capacitados e que conhecem sobre o assunto e que estarão ali para ajuda-las no que for necessário.
Nesse artigo iremos falar sobre alguns mitos e verdades da cremação e tirar algumas das maiores dúvidas que as pessoas tem sobre esse tema, provavelmente você já ouviu alguém falar que as pessoas tem que desembolsar um alto valor para realizar a cremação ou que ela é prejudicial para o meio ambiente. Quer saber se essas afirmações são verdadeiras e mais respostas para outras dúvidas que as pessoas tem? Continue com a gente e saiba mais!

Cremação

A cremação é o processo que um corpo passa para que ele vire cinzas, para que esse processo seja realizado é utilizado um forno conhecido como forno cinerário, esse forno atinge temperaturas altíssimas para que seja possível realizar esse processo. Após o corpo virar cinzas, elas são colocadas em urnas cinerárias e entregues para a família da pessoa falecida que pode espalhar as suas cinzas e há inúmeras possibilidades para fazer isso. A cremação é realizada em locais conhecidos como crematórios, esses locais tem que cumprir rigorosos protocolos para que o seu funcionamento seja permitido e o processo de cremação é feito por profissionais capacitados e que conhecem sobre o assunto.
A cremação é mais comum em alguns países do que em outros, porém ela vem ganhando novos adeptos a cada dia que passa e em diversos locais do mundo. Com o aumento do número de crematórios nas cidades proporciona que esse processo seja mais acessível para as pessoas e isso não acontecia há alguns anos atrás quando apenas algumas pessoas podiam pagar por esse serviço pois ele era muito caro. Com o aumento das tecnologias, os fornos cinerários também estão ficando mais tecnológicos e proporcionando assim que o processo seja feito de forma mais rápida, sem a liberação de gases tóxicos na atmosfera que podem prejudicar o meio ambiente.
Há ainda a opção de cremação de restos mortais que também pode ser conhecida como cremação de despojos, após a exumação dos restos mortais eles são levados para a cremação, a cremação de restos mortais ocorre da mesma forma que de um corpo recém falecido, os restos mortais são colocados no forno cinerário e após um tempo ali viram cinzas que são depositadas em uma urna cinerária que posteriormente é entregue para família que pode dar um destino para ela.

Mitos e Verdades sobre a cremação

Como dito anteriormente, na introdução desse artigo, hoje vamos tirar algumas dúvidas que as pessoas tem sobre a cremação e também vamos desmistificar alguns mitos que as pessoas acreditam que são verdade sobre a cremação, abaixo trouxemos algumas dúvidas comuns que as pessoas tem sobre esse tema e vamos solucionar essas dúvidas para que seja possível as pessoas tomarem as suas decisões conhecendo mais sobre.
Quem optar pela cremação pode ter velório? A resposta para essa pergunta é sim! A pessoa que optar pela cremação pode ter sim um velório, antes do corpo ser levado para a câmara fria e posteriormente para o forno que será cremado as pessoas podem se despedir do seu ente querido e prestar as suas últimas homenagens em seu velório, então, se a pessoa tiver essa vontade ela pode sim ter um velório antes da sua cremação ser realizada e esse velório é igual ao de uma pessoa que deseja ter o seu corpo enterrado.
Um caixão sendo colocado em um forno cinerário para que a cremação possa ser realizada
A cremação é realizada com o caixão? Essa é uma dúvida muito comum das pessoas e a resposta é sim, após o corpo ser retirado da câmara fria ele é colocado junto com o caixão no forno cinerário para que a cremação possa ser realizada os únicos objetos que são retirados antes do corpo ser colocado no forno são metais, vidros e as alças do caixão, objetos esses que não podem entrar no forno.
Quanto tempo após a morte a cremação pode ser realizada? Após ser realizado o velório, o corpo é levado para uma câmara fria onde ele passa vinte e quatro horas dentro dessa câmara e apenas após esse tempo ter passado a cremação pode ser realizada, o tempo de 24 horas que se deve aguardar antes de realizar a cremação é determinado por lei.
Uma urna com as cinzas resultantes da cremação dentro
Cremação custa caro? Achar que a cremação custa caro é um mito que muitas pessoas acreditam. Uma das dúvidas mais comuns das pessoas tem é de quanto custa uma cremação, há muitos anos se tem o mito de que a cremação tem um alto valor e esse mito se dá pois antes existiam poucos crematórios e com essa pouca opção eles cobravam mais caro para realizar esse processo fazendo assim com que poucas pessoas pudessem contratar, quando comparado ao valor para aquisição de um jazigo a cremação sai por um valor bem menor, pois além de adquirir um jazigo (Que costuma ter um alto valor) as pessoas tem que pagar taxas de manutenção semestrais e por esses motivos a cremação tem um valor mais baixo e vale lembrar que a cremação é paga apenas uma vez.
Cremação custa caro?
Onde as cinzas são depositadas após a cremação? Quando a cremação é finalizada, as cinzas resultantes são depositadas em uma urna que é conhecida como urna cinerária, essa urna pode ser feita de diversos materiais diferentes como por exemplo madeira, metal, bronze e entre outras opções, ela pode ter diversos tamanhos diferentes e ainda pode ter diferentes estilos, atualmente se tem a urna ecológica, ela é feita de fibra de casca de coco e em seu interior as cinzas são misturadas com terra e uma semente que após ser plantada ela virará uma árvore, como a urna é biodegradável ela não irá prejudicar o solo que foi plantada. Como já dito anteriormente há diversas opções de urnas, há urnas com mais detalhes que outras, mais sofisticadas e feitas de materiais mais nobres e que consequentemente tem um alto valor para aquisição.
A cremação é prejudicial para o meio ambiente? A resposta para essa pergunta é não, a cremação é um processo sustentável e que não prejudica o meio ambiente. Durante o processo de cremação não são liberados gases tóxicos na atmosfera e isso se dá devido aos fornos cinerários que sempre recebem novas tecnologias, em seu interior existem filtros e câmaras onde esses gases são filtrados antes de serem liberados na atmosfera para que não exista a possibilidade de conter neles nenhum gás que possa prejudicar o meio ambiente, as cinzas resultantes desse processo não contaminam o solo fato esse que pode ocorrer com o sepultamento tradicional, pode acontecer que o solo onde a pessoa está enterrada seja contaminado, prejudicando assim o meio ambiente e trazendo malefícios para ele.
A cremação não prejudica o meio ambiente
Uma pessoa jogando as cinzas resultantes da cremação no mar
Onde jogar as cinzas da cremação? Após a cremação ser realizada as cinzas são entregues para a família da pessoa falecida para que ela possa dar um destino a elas, há inúmeras possibilidades e opções de destino para as cinzas, como por exemplo, lança-las ao mar, cachoeiras, na natureza ou em algum local que a pessoa gostasse de estar, elas podem também ser armazenadas em casa ou ainda as planta-las em urnas biodegradáveis para que posteriormente possa nascer uma árvore naquele local de plantio, esse destino pode ser escolhido pela pessoa ainda em vida, ela pode manifestar essa vontade para os seus familiares e falar os seus desejos e caso essa pessoa não tenha manifestado sua vontade em vida a família pode escolher o destino de suas cinzas.
Quero ser cremado como posso proceder? Caso a pessoa tenha o desejo de ser cremada ela tem que pensar e agir de forma preventiva e pensar no seu futuro e também em como a sua família ficará após a sua morte e ela pode fazer isso adquirindo a cremação de forma preventiva e também fazendo uma declaração de vontade pois dessa forma a sua família não terá que lidar com tantas questões burocráticas e nem com altos gastos após a sua morte, é importante também comunicar a sua família sobre as suas vontade como por exemplo se você quer ter velório ou não, onde quer que sejam lançadas ou depositadas as suas cinzas pois assim você pode ficar mais tranquilo sabendo que as suas vontade serão feitas após a sua morte.
O que é declaração de vontade? A declaração de vontade é um documento que as pessoas deixam feito em vida expressando o seu desejo de ser cremado (a), esse documento deve ser reconhecido em cartório, esse documento proporciona para a família da pessoa falecida mais tranquilidade e os deixa mais confortáveis pois eles não terão que fazer escolhas difíceis após perder um ente querido e também garante para a pessoa que a sua vontade será feita, esse documento deve ser deixado com uma pessoa de sua confiança.
Como é feita a cremação de um corpo? A cremação é um processo que demora cerca de 2 a 3 horas para ser realizada, esse tempo pode mudar de acordo com o tamanho do corpo, quanto maior seu tamanho mais tempo demora para ele virar cinzas, após ser realizado o velório, o corpo é levado para uma câmara refrigerada onde fica por 24 horas, após passado esse tempo que é determinado por lei, o corpo é colocado em um forno que conta com inúmeras tecnologias e que atinge temperaturas altíssimas que podem chegar a 1.200 graus Celsius, após o corpo ser cremado podem ser que ainda restem alguns ossos que não viraram cinzas, esses ossos são colocados em um triturador que após um tempo também virem pó, as cinzas com os ossos triturados são colocadas juntos dentro da urna que é lacrada e entregue para a família da pessoa falecida para que eles possam dar um destino a essas cinzas.
Um caixão sendo colocado em um forno cinerário para que seja realizada a cremação
Uma pessoa assinando um documento
É necessário que quantas pessoas da família autorizarem para que a cremação seja realizada? Caso a pessoa tenha falecido por morte natural, é necessário que três parentes de primeiro grau assinem autorizando a realização desse processo, esses parentes podem ser pai, mãe, irmãos e cônjuges e se caso a morte tenha sido violenta, além dessas três assinaturas é necessário que o delegado responsável pelo caso assine uma autorização e também é necessária uma autorização judicial para que essa cremação possa ser realizada.
Alguns países optam pela cremação por falta de espaço em cemitérios da sua cidade. Essa afirmação é verdadeira, com o aumento da população que cresce a cada ano que passa, daqui algum tempo os cemitérios existentes não terão mais espaço para enterrar as pessoas que faleceram e isso já é um problema que ocorre em diversos locais como por exemplo na China, onde não se tem mais espaço para enterrar as pessoas e nem para a abertura de novos cemitérios. Uma forma de solucionar essa falta de espaço é a cremação, essa é uma prática que já é adotada em muitas cidades e a tendência é de crescimento.
É possível acontecer mais de uma cremação por vez? Não, não é possível que aconteça mais de uma cremação de forma simultânea no mesmo forno, além de ser uma pratica antiética os fornos não permitem que seja colocado mais de um corpo por vez para que seja feita a cremação, eles permitem a entrada de apenas um caixão por vez.
Há a possibilidade das cinzas de duas pessoas se misturarem? A resposta para essa pergunta é não! Não é possível isso acontecer, o processo de cremação é um processo que tem rigorosos protocolos que devem ser seguidos para a realização de tal processo, como já dito anteriormente é feita a cremação de apenas um corpo por vez impedindo assim que possa acontecer das cinzas de duas pessoas diferentes se misturarem.
Uma pessoa segurando cinzas em sua mão
O que as religiões dizem sobre a cremação? As religiões tem percepções diferentes sobre a cremação, trouxemos algumas religiões e o que elas falam sobre a cremação.
A igreja Católica atualmente mostra que aceita a cremação, mas isso não acontecia há alguns anos, anteriormente a cremação não era bem vista pela igreja Católica, mas hoje em dia isso mudou, a única recomendação que é feita aos fiéis que querem optar pela cremação é com relação ao destino das cinzas que devem ser armazenadas em locais sagrados como igrejas e cemitérios.
O Espiritismo aceita a cremação e vê a morte como uma passagem da pessoa para os ciclos de reencarnação, muitas pessoas que seguem o espiritismo optam pela cremação e a recomendação é que a cremação seja feita em até 72 horas após o óbito, não podendo passar desse tempo.
O Hinduísmo é uma das religiões mais favoráveis a cremação, a grande maioria das pessoas que seguem tal religião são cremadas e isso se dá pois eles acreditam que o fogo é um elemento que tem o poder de purificar e que os corpos que são cremados são libertados ao passar por esse processo.
  • Algumas religiões que não aceitam a cremação:
  • • Islamismo;
  • • Judaísmo.
A cremação é um processo que não ocorre a muito tempo. Essa afirmação está errada, a cremação é um processo que acontece a muitos anos, os primeiros registros são do ano 3.000 Antes de Cristo, ele vem tendo novos adeptos a cada ano que passa por diversos fatores como a falta de espaço em cemitérios, por ser um processo mais ecológico e entre outros fatores, mas é um processo que já existe a muitos anos, antigamente os corpos eram cremados pois com o cheiro que com o tempo ia ficando mais forte ele acabava atraindo animais selvagens o que colocava em risco a vida das outras pessoas que ali estavam e por isso eles cremavam os corpos para que esse cheiro não atraísse os animais selvagens que colocavam em risco a vida das pessoas que ficavam ao redor desse corpo.
A família pode presenciar o processo de cremação? Não, não é permitida a entrada de ninguém além dos profissionais que irão realizar a cremação para preservar a segurança dessas pessoas e evitar possíveis riscos.
Uma urna cinerária e em volta dela velas acesas
Uma pessoa jogando as cinzas em um rio
A família ou a pessoa pode escolher qualquer destino para as cinzas. Essa afirmação é verdadeira, a família pode dar o destino que preferir para as cinzas isso quando a pessoa não manifestou as suas vontades ainda em vida, mas não há nenhuma restrição quanto a destinação das cinzas, são inúmeras as possibilidades para homenagear as pessoas que partiram.
A cremação exala algum tipo de odor? Não, por conta dos fornos cinerários que tem altas tecnologias e câmaras onde os gases liberados por esse processo ficam por um tempo antes de serem lançados no ar a cremação não tem nenhum odor e nem é liberada fumaça com gases tóxicos na atmosfera.
A cremação é mais comum em alguns países do que em outros? Isso é verdade, em alguns países a cremação é um processo mais comum do que outros, nós podemos dizer que algo que influencia nisso é a religião mais popular naquele país, pois como dito anteriormente algumas religiões são mais a favor da cremação que outras, então os países que tem mais pessoas que seguem aquela religião tem a tendência de ter mais adeptos a cremação também.
Há a possibilidade de cremar animais? Sim, atualmente se tem crematórios especializados em cremar animais e essa é uma prática que cresce a cada dia que passa tanto no Brasil quanto em outros locais do mundo, as pessoas tem procurado esse tipo de crematório para que possam se despedir de seus animais que tanto amam e que a sua partida gera tanta dor, as cinzas resultantes da cremação também são entregues para a família.

Cremação adquirida de forma preventiva

Nós nunca saberemos quando algo vai acontecer com a gente ou com alguém de nossa família e por isso é necessário que estejamos sempre preparados e prevenidos caso alguma coisa aconteça com a gente, adquirir uma cremação ou um jazigo de forma preventiva não é pensar na morte, é pensar no futuro das pessoas que você ama e pensar em como elas irão ficar após a nossa morte.
Quando um ente querido falece, além da dor da perda os familiares dessa pessoa tem que resolver diversas questões burocráticas e ainda tomar decisões importantes de forma inesperada e rápida, além de passar por tudo isso as pessoas tem ainda que lidar com o luto e com a dor de perder alguém que eles tanto amavam.
Além dos serviços prestados, os familiares e amigos que perderam um ente querido irão ter uma estrutura completa para recebe-los da maneira mais confortável possível em um ambiente todo planejado e pensado no seu conforto, o ambiente do cemitério está sempre sendo higienizado para a segurança das pessoas que nos visitam e também para os nossos colaboradores.
Com a aquisição preventiva de um plano de cremação e de um plano funeral você proporciona para os seus familiares uma maior tranquilidade ao saberem que não terão que lidar com tantas questões burocráticas e tomar decisões importantes pois você já terá tomado as suas decisões e feito as suas escolhas ainda em vida. Além disso, eles terão o amparo e o auxílio de profissionais capacitados e que conhecem sobre o assunto para orienta-los quanto a tomada de decisões fazendo com que esse momento fique um pouco mais confortável.
As pessoas não podem esquecer de pesquisar sobre o crematório antes de adquirir uma cremação para que essa escolha possa ser feita de forma mais assertiva. Vale lembrar também de adquiri além de um plano de cremação um plano funeral que fará o transporte, preparação do corpo para o velório, entre outros serviços e atualmente já se tem planos de cremação com plano de funeral incluso, por isso é importante pesquisar antes de adquirir seu plano funeral.

Conclusão

Podemos concluir que a cremação é um tema que ainda gera muitas dúvidas nas pessoas e que tem muitos mitos que as pessoas acreditam que verdade quando na verdade não passam de crenças populares que não são verdadeiras. As expectativas é que a cada ano que passa a cremação tenha mais adeptos no Brasil e também no mundo por diversas questões como por exemplo ser um processo mais ecológico, não prejudicar o meio ambiente e nem soltar gases tóxicos na atmosfera e também pela falta de espaço geográfico que algumas cidades vem enfrentando e que afeta os seus cemitérios que daqui algum tempo eles não terão mais espaços disponíveis para fazer o sepultamento dessas pessoas.
Além de todos os fatores citados acima, pode-se dizer que muitas pessoas optam pela cremação pela questão financeira também, uma vez que a cremação tem um valor menor que a aquisição de um jazigo e é paga apenas uma vez, no caso do jazigo além do valor para sua aquisição ele necessita que as pessoas paguem um valor semestral de manutenção, fazendo assim com que esse valor aumente muito.
Outro fator que faz as pessoas optarem pela cremação é a variedade de opções para o destino das cinzas que as pessoas podem escolher como por exemplo lança-las ao mar ou planta-las, as opções são muitas e as pessoas podem optar por aquela que mais é parecida com a sua personalidade.

ATENDIMENTO

Ficou alguma dúvida?

Contamos com atendimento especializado 24 horas que está a disposição para tirar todas as dúvidas e prestar um atendimento humanizado com todo amparo necessário. Preencha com seus dados ao lado e em breve entraremos em contato.

Ao continuar, você permite que o Parque das Flores entre em contato com você pelos canais informados.

Cemitério e Crematório Parque das Flores

O Parque das Flores cemitério e crematório conta com uma completa infraestrutura para receber os amigos e familiares das pessoas falecidas com toda excelência e conforto, contamos com salas de velório, capela, sala para celebração ecumênica, cafeteria, enfermaria e floricultura. O cemitério é no estilo Parque, conta com mais de 40.000 m² de uma área arborizada, tem diversas árvores, plantas e flores, além de um grande gramado que transmite uma sensação de paz, calmaria, tranquilidade e conforto, essas sensações trazidas pelo local ajudam as pessoas a lidarem melhor com a dor da perda e também a ficarem mais calmas mesmo sendo um momento muito complicado e de muita dor.
Uma foto aérea do cemitério e crematório Parque das Flores
O nosso crematório conta com rigorosos protocolos para a realização da cremação, os equipamentos utilizados para a realização desse processo são de alta qualidade, tornando o processo mais rápido e eficiente respeitando as pessoas que confiam em nosso trabalho.
Com a aquisição de nossos planos funerários, os nossos clientes tem benefícios ainda em vida, temos diversos profissionais conveniados em nosso clube de benefícios que proporciona descontos em consultas, o nosso clube conta também com laboratórios conveniados para que os nossos clientes possam cuidar da sua saúde e da saúde da sua família com ótimos profissionais e pagando menos por esses serviços.
Os nossos ambientes recebem cuidados diários de nossos profissionais, que cuidam dos jardins, das flores, do gramado, além dos ambientes externos, os ambientes internos também recebem cuidados diários, os locais onde são realizados os velórios, as capelas e as demais salas sempre são higienizados, limpos e organizados para receber da melhor forma possível nossos clientes e seus familiares com toda segurança para a sua saúde e saúde de nossos colaboradores também.
Além dos cuidados diários, o cemitério conta com segurança 24 horas por dia, os profissionais que fazem a segurança do local são treinados e estão preparados para atender qualquer chamado com excelência e segurança, além de seguranças, também contamos com diversas câmeras de alta qualidade que estão posicionadas em locais estratégicos em toda a extensão do cemitério.
Nosso atendimento é humanizado, pautado na ética e com respeito a dor das pessoas, os nossos profissionais são apaixonados pelos o que fazem e são capacitados e treinados para que possam solucionar as dúvidas dos familiares em um momento tão delicado e difícil para qualquer pessoa.
Capela externa do cemitério e crematório parque das flores
O nosso atendimento funciona 24 horas por dia, para que os nossos clientes possam ficar mais tranquilos, sabendo que independente do horário do dia eles estarão amparados e serão atendidos por nossos profissionais com toda excelência. Os nossos planos também contam com cobertura em âmbito nacional, para proporcionar mais tranquilidade ainda, sabendo que em qualquer local do Brasil os nossos clientes estarão amparados e podem ficar tranquilos independentemente do local que estão.
O nosso cuidado com os nossos clientes e seus familiares não acaba no momento do sepulcro, nós temos um cuidado especial com as pessoas que perderam uma pessoa querida e que estão tendo que passar por um momento tão difícil que é o luto, contamos com psicólogos parceiros que dão descontos em atendimentos para as pessoas que precisarem desse atendimento e para que eles possam lidar melhor com o luto.
O Cemitério e Crematório Parque das Flores está há mais de 25 anos formando parcerias de sucesso com os nossos clientes e seus familiares e proporcionando a essas famílias uma maior tranquilidade por saber que estamos ali para ajuda-los a resolver as questões burocráticas que esse momento pode trazer.