Morte e luto: Como falar sobre

A morte é algo que assusta muitas pessoas, e por conta disso muitos evitam conversar sobre esse assunto com seus amigos e familiares, mas isso não pode acontecer, uma vez que é necessário conversar sobre isso até com as crianças para que elas saibam sobre isso de forma antecipada, mas sempre respeitando a idade delas e como elas assimilam o que lhes é falado.
Conversar sobre esse assunto com os seus familiares é importante para saber quais são as suas vontades após a morte, nós sabemos que é muito difícil mas agir de forma preventiva é o indicado para que quando acontecer algo as pessoas da sua família saibam o que fazer, com base nas vontades que essa pessoa expressou ainda em vida.
Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Algumas dicas de como conversar com as pessoas e com as crianças sobre esse assunto que tanto assusta? E ainda qual é a importância da ajuda profissional para se passar por esse momento difícil e de dor.

Um assunto delicado

Falar sobre a morte é um assunto delicado e difícil de se conversar, muitas vezes acabamos evitando esse assunto, mas o correto a se fazer não é isso, o ideal é conversarmos com os nossos familiares sobre esse assunto de forma preventiva para que vocês possam se planejar e saber de forma antecipada quais as suas vontades após a morte, como por exemplo se é ser sepultado, cremado, onde será feito o sepultamento ou onde as cinzas serão distribuídas.
Agir de forma preventiva é sempre a melhor opção, afinal, nós nunca saberemos quando algo pode acontecer com alguém da nossa família ou até mesmo conosco, devemos pensar no futuro de quem irá ficar e agir de forma a preveni-los de gastos inesperados e de questões burocráticas que tem que ser resolvidas após o falecimento.
Falar sobre morte ainda é um tabu na sociedade, mas é necessário falar sobre isso tanto de forma preventiva, isso é, antes de acontecer algo e também após o falecimento de um ente querido, no momento do luto deve-se respeitar os sentimentos e as reações pessoais de cada pessoal e deve-se ter em mente que nem todos somos iguais e por esse motivo não tem reações iguais um aos outros.

Como conversar sobre a morte

Como dissemos anteriormente, falar sobre a morte não é algo fácil ou até mesmo comum, as pessoas tem o costume de evitar esse assunto e deixar para depois as resoluções que esse momento demanda e isso pode acontecer pois algumas pessoas tem medo da morte e falar sobre isso faz a pessoa lembrar desse medo que traz a ela sentimentos ruins, pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas de como conversar sobre esse assunto de uma forma mais “leve” e até mesmo com as pessoas que não gostam desse assunto e que evitam conversar sobre isso.
Nós sabemos que passar pelo luto é um momento muito doloroso na vida das pessoas, esse é um momento que traz muitos sentimentos à tona como por exemplo raiva, solidão, angustia, culpa e entre outros sentimentos que não são fáceis de se sentir, por isso é importante ter calma e paciência com a pessoa que está passando pelo luto pois ela pode ter mudanças repentinas de humor, ao conversar sobre a morte com essas pessoas é necessário ter muita calma.
É necessário dar atenção durante as conversas, pois na maioria das vezes as pessoas estão expressando os seus sentimentos de forma sincera e com transparência e se essa pessoa sentir que não está recebendo a atenção necessária ela pode começar a guardar os sentimentos para si mesma e não compartilhar mais com as pessoas e isso piora e muito a dor que ela está sentindo.
duas pessoas conversando sobre morte e luto
Encoraje as pessoas a falarem sobre esse assunto, por mais difícil que seja falar sobre a morte ou ainda sobre o luto pelo qual ela está passando, falar sobre esse assunto é muito necessário para o processo de aceitação e de passagem do luto, aos poucos as pessoas vão aceitando que não tem como mudar o que aconteceu e dor começa a melhorar.
Saiba o momento correto de se falar sobre esse assunto, é necessário que as pessoas saibam em qual momento é coerente falar sobre a morte para que as demais pessoas que estão na conversa não achem invasivo falar sobre esse assunto em determinado momento, é necessário ainda saber quando falar sobre morte com uma pessoa que está passando pelo luto, o ideal é deixar ela entender primeiro tudo o que está acontecendo e assimilar todas as informações antes de qualquer conversa sobre esse tema.

Como conversar sobre morte com crianças

As crianças não compreendem as coisas com a mesma facilidade que os adultos e a morte é uma dessas coisas e por isso é necessário que os adultos tenham muita paciência com elas nesse momento e para falar sobre esse assunto.
Muitas pessoas falam que a pessoa virou uma estrela ou ainda que está morando no céu e essas forma lúdicas ajudam muito no entendimento desse assunto e sobre o que aconteceu mas a palavra morte não pode ser deixada de lado no momento de ser dada a noticia para que ela assimile essa palavra e futuramente não se torne um medo falar sobre esse assunto assim como é para a maioria das pessoas adultas e pode-se dizer que isso acontece por conta do aprendizado que essas pessoas tiveram quando eram crianças.
É importante também que a notícia seja dada por uma pessoa em quem essa criança tenha confiança, como por exemplo, seus pais pois assim esse momento fica um pouco mais tranquilo para ela pelo fato dela ter confiança na pessoa que deu a notícia da perda de um ente querido ou que está falando sobre esse assunto.
É necessário ainda que as pessoas mantenham a calma ao conversar com a criança, sabemos que perder alguém não é fácil e que falar sobre isso também não, mas quando as crianças veem alguém que elas amam como por exemplo, seus pais ou familiares chorando ao falar sobre isso elas podem ficar desesperadas e preocupadas.
Pais e filhos após conversarem sobre morte e luto
Por mais difícil que seja, é importante conversar com as crianças que todas as coisas morrem um dia, não só as pessoas, mas também as plantas, flores, essa é uma forma de explicar para elas sobre a morte para que quando acontecer algo elas já estejam mais preparadas para isso, mas é necessário ficar atento a idade dessas crianças quando esse assunto for conversado, pois as vezes as crianças são muito pequenas e acabam não entendendo ou assimilando isso de uma forma errada.

Lidando com o luto

O luto, como já dissemos anteriormente, é um momento muito difícil na vida das pessoas e é algo que todos nós vamos passar um dia, é importante que as pessoas entendam que nem todas as pessoas são iguais e por esse motivo elas não agem da mesma forma ao passar pela dor da perda, para algumas pessoas essa dor pode demorar meses para passar e ser algo muito intenso e para outras menos tempo. As pessoas não podem associar o tempo de duração do luto como uma forma de medir o quanto aquela pessoa vai sentir falta de quem partiu pois isso não é verdade.
Outra coisa que não pode ser julgada é como a pessoa reage a esse momento, muitas pessoas expressam seus sentimentos chorando, de forma mais expressiva e outras se isolam e não querem ter contato com as outras, elas ficam durante esse tempo refletindo sobre o que aconteceu e o que elas irão fazer em seguida.
Os familiares tem que se manter unidos nesse momento tão delicado, muitas vezes, por conta das decisões burocráticas que tem que ser resolvidas nesse momento ou ainda por conta dos sentimentos que essas pessoas tem pode ocorrer discussões entre os familiares e isso não pode acontecer pois todos precisam se apoiar e passarem juntos por esse momento delicado.

A importância da ajuda profissional

Os psicólogos são as pessoas mais capacitadas para conversar tanto com os adultos quanto com as crianças sobre a morte e também para ajudar as pessoas a passarem pelo luto e aceitarem tudo o que está acontecendo nesse momento, eles sabem como ajudar essas pessoas e estão preparados para ouvi-las.
É necessário que as pessoas saibam o momento de ir até um profissional para falar sobre esse assunto, quando elas verem que a dor e os sentimentos de medo, angustia, solidão e raiva estão prejudicando a sua rotina e quando até as coisas mais fáceis de se fazer ficam difíceis e complicadas, mas o que acontece na maioria das vezes é que as pessoas que estão passando por isso não sabem o momento de procurar ajuda e por isso é necessário que alguém de sua família converse com ela e a encoraja a procurar ajuda de um profissional.
Muitas pessoas ainda tem vergonha de procurar ajuda psicológica e isso acontece por conta de um tabu que existe na sociedade e ainda por muitas pessoas acharem que é desnecessário fazer isso e que as pessoas podem conversar uma com as outras sobre os acontecidos, coisa que não deveria acontecer pois ir até um profissional é uma forma de passar mais facilmente por esse momento uma vez que eles estão preparados para ajudar os seus pacientes, estão prontos para ouvir de uma forma livre de preconceitos e de opiniões pessoais.
Uma pessoa passando pelo luto e conversando com um psicologo
Por isso é essencial que as pessoas observem os seus familiares, amigos e até mesmo as crianças que estão passando pelo luto e pela dor de perder alguém para que elas possam verificar quando essas pessoas estão precisando de ajuda profissional para passar por esse momento.

Cemitério e Crematório Parque das Flores

O Parque das Flores cemitério e crematório conta com uma completa infraestrutura para receber os amigos e familiares das pessoas falecidas com toda excelência e conforto, contamos com salas de velório, capela, sala para celebração ecumênica, cafeteria, enfermaria e floricultura. O cemitério é no estilo Parque, conta com mais de 40.000 m² de uma área arborizada, tem diversas árvores, plantas e flores, além de um grande gramado que transmite uma sensação de paz, calmaria, tranquilidade e conforto, essas sensações trazidas pelo local ajudam as pessoas a lidarem melhor com a dor da perda e também a ficarem mais calmas mesmo sendo um momento muito complicado e de muita dor.
O nosso crematório conta com rigorosos protocolos para a realização da cremação, os equipamentos utilizados para a realização desse processo são de alta qualidade, tornando o processo mais rápido e eficiente respeitando as pessoas que confiam em nosso trabalho.
área de jazigos do cemitério e crematório Parque das Flores situado em São José dos Campos
Com a aquisição de nossos planos funerários, os nossos clientes tem benefícios ainda em vida, temos diversos profissionais conveniados em nosso clube de benefícios que proporciona descontos em consultas, o nosso clube conta também com laboratórios conveniados para que os nossos clientes possam cuidar da sua saúde e da saúde da sua família com ótimos profissionais e pagando menos por esses serviços.
Os nossos ambientes recebem cuidados diários de nossos profissionais, que cuidam dos jardins, das flores, do gramado, além dos ambientes externos, os ambientes internos também recebem cuidados diários, os locais onde são realizados os velórios, as capelas e as demais salas sempre são higienizados, limpos e organizados para receber da melhor forma possível nossos clientes e seus familiares com toda segurança para a sua saúde e saúde de nossos colaboradores também.
Além dos cuidados diários, o cemitério conta com segurança 24 horas por dia, os profissionais que fazem a segurança do local são treinados e estão preparados para atender qualquer chamado com excelência e segurança, além de seguranças, também contamos com diversas câmeras de alta qualidade que estão posicionadas em locais estratégicos em toda a extensão do cemitério.
Nosso atendimento é humanizado, pautado na ética e com respeito a dor das pessoas, os nossos profissionais são apaixonados pelos o que fazem e são capacitados e treinados para que possam solucionar as dúvidas dos familiares em um momento tão delicado e difícil para qualquer pessoa.
O nosso atendimento funciona 24 horas por dia, para que os nossos clientes possam ficar mais tranquilos, sabendo que independente do horário do dia eles estarão amparados e serão atendidos por nossos profissionais com toda excelência. Os nossos planos também contam com cobertura em âmbito nacional, para proporcionar mais tranquilidade ainda, sabendo que em qualquer local do Brasil os nossos clientes estarão amparados e podem ficar tranquilos independentemente do local que estão.
O nosso cuidado com os nossos clientes e seus familiares não acaba no momento do sepulcro, nós temos um cuidado especial com as pessoas que perderam uma pessoa querida e que estão tendo que passar por um momento tão difícil que é o luto, contamos com psicólogos parceiros que dão descontos em atendimentos para as pessoas que precisarem desse atendimento e para que eles possam lidar melhor com o luto.
O Cemitério e Crematório Parque das Flores está há mais de 25 anos formando parcerias de sucesso com os nossos clientes e seus familiares e proporcionando a essas famílias uma maior tranquilidade por saber que estamos ali para ajuda-los a resolver as questões burocráticas que esse momento pode trazer.
sala de cerimônia do cemitério e crematório Parque das Flores situado em São José dos Campos
Corredor das salas de velório do cemitério e crematório Parque das Flores situado em São José dos Campos

ATENDIMENTO

Ficou alguma dúvida?

Contamos com atendimento especializado 24 horas que está a disposição para tirar todas as dúvidas e prestar um atendimento humanizado com todo amparo necessário. Preencha com seus dados ao lado e em breve entraremos em contato.

Ao continuar, você permite que o Parque das Flores entre em contato com você pelos canais informados.