Passo a passo para quem quer adquirir um jazigo

Passo a Passo para quem quer adquirir um Jazigo

A aquisição de um jazigo é um momento muito importante para as famílias e que demanda que sejam tomadas muitas decisões importantes e burocráticas, além de tudo isso o jazigo é um investimento que costuma custar um alto valor. A aquisição de um jazigo feito de forma preventiva não é um investimento apenas para você, mas sim para a sua família, pois ele irá ser utilizado pelos seus herdeiros posteriormente.
É necessário fazer uma pesquisa minuciosa antes de fazer a aquisição de um jazigo para que você e sua família tenham as necessidades e expectativas atendidas e até superadas e que sejam atendidos com excelência com todo o cuidado necessário que esse momento demanda.
Nesse artigo você irá entender como funciona a aquisição de um jazigo, quais são os benefícios de adquiri-lo de forma preventiva e qual o passo a passo que você tem que seguir caso opte pela aquisição de um jazigo e quais os documentos necessários para se fazer essa aquisição.

O que é um jazigo?

O jazigo também pode ser conhecido como tumulo ou sepultura e é um local subterrâneo onde os corpos são enterrados após a realização do velório, eles podem variar de acordo com tamanho, jeito e forma. Os jazigos também são locais onde os familiares vão para prestar as suas homenagens para as pessoas queridas que faleceram. Há dois tipos de jazigos, que podem ser divididos em:
Jazigo Perpétuo: Como próprio nome já diz, os jazigos perpétuos são aqueles que uma vez adquiridos são para sempre daquela pessoa e de sua família, sem que seja necessária a retirada dos seus restos mortais e seus ossos depois de um tempo, a aquisição de um jazigo perpetuo é um investimento pois proporciona a família da pessoa falecida uma maior tranquilidade ao saber que não terá que lidar com questões burocráticas que a mudança de jazigo demanda.
Jazigo Temporário: O jazigo temporário é diferente do jazigo perpetuo, pois, após a pessoa ser enterrada ali ela pode ficar por um tempo determinado e após esse tempo ter passado os seus restos mortais devem ser passados para um outro jazigo ou ainda cremar os restos mortais e quando é necessário fazer esse processo são necessários documentos e há todo um processo burocrático que a família tem que passar, pela segunda vez. O tempo médio para fazer a exumação (retirada dos restos mortais) pode ser entre 3 e 5 anos e pode variar de acordo com a cidade ou cemitério.
É comum surgirem algumas dúvidas acerca desse tema, como por exemplo:
Posso perder um jazigo perpetuo? Sim, é possível perder um jazigo perpetuo, caso a família não pague as taxas de manutenção cobradas pelo cemitério ou o abandono desse local, mas isso pode mudar de cemitério para cemitério e por isso é importante ficar atento as cláusulas e tirar todas as suas dúvidas antes de adquirir um.
Se caso necessário, eu posso vender o meu jazigo perpetuo? Muitas pessoas precisam vender os seus jazigos perpétuos por diversos motivos, como por exemplo mudança de cidade ou de país e é possível sim vender esse jazigo, mas para isso seja feito com segurança tanto para quem compra e tanto para quem vende é necessário passar por algumas questões burocráticas, no decorrer desse texto trouxemos um tópico só sobre isso para que você possa tirar todas as suas dúvidas mas já podemos adiantar que é possível sim vender o seu jazigo.

Passo a Passo para quem quer adquirir um jazigo

Pode-se dizer que primeiro passo para quem quer adquirir um jazigo é conversar com a sua família de forma antecipada, ver o que eles acham sobre esse assunto e ver se eles compartilham da mesma vontade que você, após ter essa conversa com a sua família você pode pensar na quantidade de gavetas que deseja adquirir e o tipo de jazigo.
Também é necessário informar os seus familiares sobre as suas vontades, como por exemplo se você deseja ter velório, celebração fúnebre e como você quer que sejam esses momentos pois com esses gestos você estará facilitando para a sua família pois ela não terá que tomar essas decisões que são difíceis e delicadas de forma inesperada.
Dentre pontos importantes que devem ser observados antes de adquirir um jazigo estão:
Pesquise como a empresa está sendo avaliada pelas pessoas que utilizaram os seus serviços ou visitaram o local, uma forma de fazer isso é vendo as avaliações no Google e também os comentários que elas receberam em suas redes sociais.
Procure saber se a empresa conta com um agente funerário para dar a sua família apoio suporte em um momento tão difícil que é a perda de um ente querido e que necessita que sejam resolvidos tantos assuntos importantes.
Visite o local, veja se os seus espaços são bem cuidados e limpos, veja também se o local tem uma estrutura para receber os seus visitantes com conforto.
Pesquise valores e também as formas de pagamento que o local oferece.
Procure saber sobre quais são as taxas de manutenção que devem ser pagas e cada quanto tempo elas são cobradas.
Após escolher um cemitério é necessário ir até a administração onde será passada uma lista de documentos que são necessários para que seja feita a aquisição do jazigo, os documentos e informações mais comuns de serem solicitados são:
  • • Informações pessoais: Nome, data de nascimento, profissão estado civil, regime de casamento (Se tiver) e endereço residencial;
  • • RG;
  • • CPF.
Com esses documentos em mão você pode adquirir um jazigo para você e sua família, é importante também que você guarde muito bem o contrato de aquisição para caso seja necessário utiliza-lo no futuro ou ainda para tirar alguma dúvida sobre o jazigo que você adquiriu.

Quanto custa um jazigo?

É muito comum que as pessoas fiquem se questionando sobre quanto custa um jazigo, como já dito anteriormente o jazigo é um investimento não só para você, mas também para a sua família, pois os seus herdeiros também irão utilizar esse local um dia e é necessário levar esses pensamentos em consideração na hora de comprar um jazigo.
Vale lembrar que os valores podem mudar de acordo com a cidade, com o cemitério, com a quantidade de gavetas que se tem no jazigo e também se ele está sendo adquirido de forma preventiva (Com a pessoa ainda em vida e que não sabe quando vai utiliza-lo) e quando ele é adquirido de forma imediata (Quando é necessário utilizar o jazigo naquele momento), o valor do jazigo adquirido de forma preventiva costuma ser menor quando comparado ao de uso imediato.

Porque comprar um jazigo de forma preventiva?

Com a aquisição preventiva de um jazigo é possível proporcionar para a sua família uma maior tranquilidade e um maior conforto pois eles terão o apoio de profissionais capacitados, que conhecem sobre o assunto e que sabem o que fazer nesse momento evitando com que as pessoas fiquem perdidas sem saber como agir em um momento tão difícil como esse. Outro ponto positivo da aquisição de um jazigo de forma preventiva é evitar que os seus familiares tenham altos gastos com um jazigo após a sua morte uma vez que quando adquirida de forma imediata ele costuma ser mais caro e pessoa não tem muito tempo para fazer pesquisas e nem para negociar valores. É importante também pensar no seu inventário e pensar para quem você irá deixar a titularidade do jazigo após a sua morte para assim facilitar a transferência de titularidade do jazigo quando for necessário fazer.
Muitas pessoas acham que adquirir um jazigo é pensar em morte, mas é muito pelo contrário, adquirir um jazigo é uma forma de demonstrar amor pelas pessoas que nós amamos, pois dessa forma estaremos proporcionando tranquilidade para essas pessoas.
Área de jazigos do cemitério e crematório Parque das Flores

Transferência de titularidade

Como o próprio nome já diz, a transferência de titularidade consiste em passar o seu bem para outra pessoa, é você transferir para outro responsável determinada coisa e isso pode ser feito em jazigos, vale lembrar que esses passos podem mudar de local para local e tudo depende do cemitério que você tem o jazigo (E do que está estabelecido em contrato) e da cidade que você está.
Há dois tipos de transferências diferentes, que podem ser divididas em:
Transferência por morte do titular: Quando o titular do jazigo falece é necessário que a sua titularidade seja passada para outra pessoa, geralmente essa titularidade é passada para alguém de sua família. Para fazer a transferência de titularidade é necessário ir até a administração do cemitério munido de seus documentos pessoais e dos documentos que são solicitados pelo cemitério e também do inventário de bens que a pessoa falecida deixou em vida para que possa ser feita a transferência de titularidade.
Uma pessoa transferindo a titularidade de um jazigo
Uma pessoa transferindo a titularidade de um jazigo
Compra e Venda de Jazigos: Quando uma pessoa tem o interesse de vender o seu jazigo e outra de comprar elas devem passar por um processo burocrático para que isso seja feito de acordo com a lei e com as regras dos cemitérios, como já dito anteriormente, adquirir um jazigo é um investimento para você e sua família e por isso essa transferência tem que passar por processos burocráticos para que ela seja feita, para garantir que a família não tenha problemas na hora de utilizar o jazigo. Para que a venda de um jazigo seja realizada é necessário que o titular e o comprador compareçam a administração do cemitério com os documentos solicitados, o documento de transferência será preenchido e assinado pelo comprador e pelo vendedor e deve ser reconhecido firma dessas assinaturas e após isso esse documento deve ser entregue para a administração novamente para que ela possa proceder com o processo de troca de titularidade.
Na maioria dos casos é necessário pagar um valor para o cemitério por essa transferência, por isso é importante se informar com a administração antes de fazer os acordos de compra e venda e conversar com o comprador sobre como irão fazer para pagar tais taxas.

Conclusão

Podemos concluir, portanto que a aquisição de um jazigo é um investimento que irá proporcionar tranquilidade para você e a sua família evitando sustos com a perda de uma pessoa que você ama, afinal, nós nunca saberemos quando isso vai acontecer. E como todo investimento ele demanda de gastos também tanto para a sua aquisição quanto para a sua administração. Conversar sobre morte com as pessoas da sua família não pode ser um tabu, é muito importante ter essa conversa para que seja possível você conhecer quais são as suas escolhas e opiniões acerca do tema e que assim vocês possam se planejar juntos e também para que seja possível conhecer o que o outro quer após a sua morte.
O processo de aquisição, de transferência de titularidade e de compra e venda de jazigos costuma ser burocrática e tudo isso é para proteger as pessoas que estão comprando e os seus herdeiros que posteriormente irão utilizar também esse local por isso tudo deve ser resolvido junto a administração do cemitério para que não se tenha problemas quando mais precisarmos.

ATENDIMENTO

Ficou alguma dúvida?

Contamos com atendimento especializado 24 horas que está a disposição para tirar todas as dúvidas e prestar um atendimento humanizado com todo amparo necessário. Preencha com seus dados ao lado e em breve entraremos em contato.

Ao continuar, você permite que o Parque das Flores entre em contato com você pelos canais informados.

Cemitério e Crematório Parque das Flores

O Parque das Flores cemitério e crematório conta com uma completa infraestrutura para receber os amigos e familiares das pessoas falecidas com toda excelência e conforto, contamos com salas de velório, capela, sala para celebração ecumênica, cafeteria, enfermaria e floricultura. O cemitério é no estilo Parque, conta com mais de 40.000 m² de uma área arborizada, tem diversas árvores, plantas e flores, além de um grande gramado que transmite uma sensação de paz, calmaria, tranquilidade e conforto, essas sensações trazidas pelo local ajudam as pessoas a lidarem melhor com a dor da perda e também a ficarem mais calmas mesmo sendo um momento muito complicado e de muita dor.
O nosso crematório conta com rigorosos protocolos para a realização da cremação, os equipamentos utilizados para a realização desse processo são de alta qualidade, tornando o processo mais rápido e eficiente respeitando as pessoas que confiam em nosso trabalho.
Com a aquisição de nossos planos funerários, os nossos clientes tem benefícios ainda em vida, temos diversos profissionais conveniados em nosso clube de benefícios que proporciona descontos em consultas, o nosso clube conta também com laboratórios conveniados para que os nossos clientes possam cuidar da sua saúde e da saúde da sua família com ótimos profissionais e pagando menos por esses serviços.
Os nossos ambientes recebem cuidados diários de nossos profissionais, que cuidam dos jardins, das flores, do gramado, além dos ambientes externos, os ambientes internos também recebem cuidados diários, os locais onde são realizados os velórios, as capelas e as demais salas sempre são higienizados, limpos e organizados para receber da melhor forma possível nossos clientes e seus familiares com toda segurança para a sua saúde e saúde de nossos colaboradores também.
Entrada do Cemitério e Crematório Parque das Flores
Além dos cuidados diários, o cemitério conta com segurança 24 horas por dia, os profissionais que fazem a segurança do local são treinados e estão preparados para atender qualquer chamado com excelência e segurança, além de seguranças, também contamos com diversas câmeras de alta qualidade que estão posicionadas em locais estratégicos em toda a extensão do cemitério.
Nosso atendimento é humanizado, pautado na ética e com respeito a dor das pessoas, os nossos profissionais são apaixonados pelos o que fazem e são capacitados e treinados para que possam solucionar as dúvidas dos familiares em um momento tão delicado e difícil para qualquer pessoa.
O nosso atendimento funciona 24 horas por dia, para que os nossos clientes possam ficar mais tranquilos, sabendo que independente do horário do dia eles estarão amparados e serão atendidos por nossos profissionais com toda excelência. Os nossos planos também contam com cobertura em âmbito nacional, para proporcionar mais tranquilidade ainda, sabendo que em qualquer local do Brasil os nossos clientes estarão amparados e podem ficar tranquilos independentemente do local que estão.
O nosso cuidado com os nossos clientes e seus familiares não acaba no momento do sepulcro, nós temos um cuidado especial com as pessoas que perderam uma pessoa querida e que estão tendo que passar por um momento tão difícil que é o luto, contamos com psicólogos parceiros que dão descontos em atendimentos para as pessoas que precisarem desse atendimento e para que eles possam lidar melhor com o luto.
O Cemitério e Crematório Parque das Flores está há mais de 25 anos formando parcerias de sucesso com os nossos clientes e seus familiares e proporcionando a essas famílias uma maior tranquilidade por saber que estamos ali para ajuda-los a resolver as questões burocráticas que esse momento pode trazer.
Cemitério e Crematório Parque das Flores, foto dos jazigo e atrás uma capela.
Foto do corredor das salas de velório do Cemitério e Crematório Parque das Flores