Como funciona a cremação

Entenda Cremação

A cremação já é realizada há muito tempo e em diversos locais do mundo, sendo mais comum em alguns locais e aceita por algumas religiões mais que as outras, consiste transformação do corpo em cinzas, esse processo é feito por meio de fornos incinerários, hoje em dia a cremação vem sendo escolhida por muitas pessoas por diversos motivos como por exemplo não poluir o meio ambiente como os métodos convencionais e também pelas inúmeras possibilidades de destinação das cinzas, outro fator que tem peso na tomada de decisão é o custo, uma vez que optar pela cremação tem menor custo quando comparado a outros métodos.
Entenda o que passo a passo de como funciona o serviço de cremação e quais são os principais mitos e verdades sobre este processo

Como nasceu a cremação?

A cremação é realizada há muitos séculos e em diversos territórios do mundo, é mais comum em algumas sociedades do que em outras. Os primeiros registros do processo de cremação datam de 3 mil anos antes de Cristo no leste Europeu, após isso se tem registros nas Ilhas Britânicas, norte da Itália, Espanha, Portugal e Oeste da Ásia entre os anos 2.500 a.C. a 800 a.C., por volta dos anos 1.000 a.C. a cremação começou a ser mais comum no Egito. Anteriormente a cremação era algo que nem todas as pessoas tinham acesso, apenas os nobres podiam ser cremados e esse ritual era uma forma de se despedir dos mortos e dar um destino mais digno aos mortos, também tinha a função de fazer uma purificação antes da passagem do morto para outro “campo”. Por volta do ano de 552 d.C. o processo de cremação foi adotado no Japão, além dos motivos religiosos que eram levados em consideração, o controle sanitário mais tarde foi um dos pivôs para a fama da cremação no Japão, que se tornou obrigatória em casos de morte por doenças contagiosas. Mas apenas em 1872 foi desenvolvido o primeiro forno para cremação, que conseguia atingir a temperatura necessária para a realização de tal processo de forma mais rápida e que agride menos o meio ambiente quando comparado ao processo que era realizado antes de sua criação; Já no Brasil, se tem os primeiros registros de cremação apenas em 1974 na cidade de São Paulo, pode-se considerar uma adoção tardia quando comparado a outras sociedades, hoje em dia a cremação é a opção de muitas pessoas e é um costume que vem crescendo a cada ano que passa.

Mas afinal, como é realizado o processo de cremação?

O processo de cremação reduz o corpo humano a cinzas, pode se dizer que esse processo se inicia com a pessoa ainda em vida que precisa ir até um cartório e registrar a sua vontade de ser cremada pois após a morte há muitas questões burocráticas a serem resolvidas e deve ser autorizado pelos familiares.
Após a realização do velório onde é realizada a última despedida do ente querido e as últimas homenagens podem ser prestadas, o corpo é levado para uma câmara fria onde passa cerca de 24 horas em gavetas também refrigeradas como é regulamentado por normas legais até que ele possa ser levado para o forno incinerário. Após isso, o corpo é levado dentro do caixão até um forno que utiliza diversas tecnologias, onde ele é submetido a altas temperaturas, que podem chegar a 1200ºC, o corpo fica nesse forno por cerca de 2 horas, até que vire cinzas, essas cinzas são tiradas do forno, mesmo após esse processo, pode ser que ainda tenham alguns ossos entre elas, esses ossos são colocados em uma espécie de triturador e ficam lá até que virem pó para assim ser unido as cinzas. Depois de todo esse processo, o pó é colocado em um saco transparente, lacrado e depois em uma urna que também é lacrada e é entregue para a família que faz a vontade do falecido quanto ao destino de suas cinzas. Vale ressaltar que é feita a cremação de apenas um corpo por vez para que não haja contato com as cinzas de outras pessoas.

ATENDIMENTO

Ficou alguma dúvida?

Contamos com atendimento especializado 24 horas que está a disposição para tirar todas as dúvidas e prestar um atendimento humanizado com todo amparo necessário. Preencha com seus dados ao lado e em breve entraremos em contato.

Ao continuar, você permite que o Parque das Flores entre em contato com você pelos canais informados.

Cremação em diversos locais do mundo

A percepção sobre a cremação muda de acordo com a região do mundo, em algumas regiões o processo é muito comum e realizado com a maior parte da população e em outras é quase inexistente, isso já é de se esperar uma vez que temos uma pluralidade de culturas e costumes. No Brasil ela vem se tornando cada vez mais comum e é a escolha de muitas pessoas, já nos países Orientais a pratica é muito comum pois eles acreditam que o fogo purifica as pessoas e lhes dá uma passagem mais tranquila para os mortos. Já os países Orientais a cremação não é algo comum e poucas pessoas optam pela realização do mesmo. No Japão, a cremação é a prática mais comum no país e realizada por quase toda a sociedade, para ser mais exata 98% da população opta pela cremação, além das questões religiosas que motivam os Japoneses a optarem por tal método, outro fator que interfere na tomada de decisão é a falta de espaços para enterrar as pessoas, uma vez que a questão territorial é um problema no país. Pode-se constatar, portanto que a religião tem grande influência na tomada de decisão das pessoas quanto ao destino delas após a sua morte, outro fator que pode ser decisivo nesse momento é questão geográfica onde países com pouca extensão de terra preferem optar pela cremação.

Avanços Tecnológicos no processo da cremação

Todos os dias se tem um avanço tecnológico em diversos setores, novas tecnologias são desenvolvidas e lançadas todos os dias, facilitando assim o nosso dia a dia. No ramo da cremação não é diferente, sempre há novos equipamentos chegando no mercado para facilitar tal processo, mesmo sendo um processo realizado há muitos anos o mercado está sempre em crescimento fazendo com que as empresas sempre procurem inovar e trazer novas tecnologias para os equipamentos utilizados, fazendo com que ele seja feito de forma mais rápida e segura. Outro ponto que é levado em consideração quando o assunto são inovações nos fornos de cremação é o cuidado com o meio ambiente, as novas tecnologias permitem uma maior preservação da natureza fazendo assim com que as cinzas não contaminem o solo, no interior dos fornos se tem uma espécie de filtros que tornam o processo mais sustentável.

Quero ser cremado, como posso proceder?

Optar pela cremação de forma preventiva, isso é, com a pessoa ainda em vida traz a sua família uma tranquilidade e um maior conforto após a sua morte, pois eles não terão que resolver questões burocráticas e nem terão gastos inesperados. Muitas pessoas tem o desejo de serem cremadas, mas poucas sabem como proceder e manifestar essa vontade. O ideal é que as pessoas manifestem a sua vontade de ser cremada em um cartório para que seus familiares saibam do seu desejo, a maioria das pessoas deixam a sua vontade de forma escrita avisando assim a sua família, outra dúvida muito comum é com relação a destinação das cinzas após elas serem entregues para os familiares, o ideal é que a sua vontade também seja manifestada em vida, há diversas opções como por exemplo serem enterradas juntamente com uma semente e posteriormente virar uma árvore, serem lançadas ao mar ou outros destinos de acordo com a vontade da pessoa. A decisão da cremação também pode ser feita pelos familiares desde que esses sejam de primeiro grau, isso pode resultar em algumas questões burocráticas que devem ser resolvidas antes do processo de cremação, por isso é essencial a manifestação em vida e a aquisição da cremação de forma preventiva pois além das questões burocráticas a família também terá gastos para fazer tal decisão.
O ideal é que as pessoas manifestem a sua vontade de ser cremada em um cartório para que seus familiares saibam do seu desejo, a maioria das pessoas deixam a sua vontade de forma escrita avisando assim a sua família.

Qual o destino das cinzas após a cremação?

O destino das cinzas após a cremação é um desejo e uma escolha pessoal. Por exemplo pessoas que gostavam de ir para a praia, tomar banho de mar e toda essa sensação, uma boa escolha é jogar as suas cinzas ao mar, para que essa pessoa possa descansar em paz em um local que ela gostava e que traz muita paz para diversas pessoas também, aos poucos as cinzas vão se dissolvendo na água Muitas pessoas ainda querem sentir o seu ente querido mais perto, para isso são utilizadas urnas personalizadas que podem ser mantidas dentro de casa, as urnas podem ser escolhidas e personalizadas de acordo com o estilo e a personalidade da pessoa falecida e assim as cinzas podem ficar guardadas dentro dessas urnas e podem ficar na casa de seus familiares.
Imagem de uma urna cinerária que dentro tem as cinzas resultantes da cremação de um corpo ou dos restos mortais
Uma urna cinerária que dentro tem as cinzas resultantes da cremação de um corpo ou dos restos mortais e ao fundo flores
Outra opção é espalhar as cinzas do ente querido na natureza, uma vez que esse não irá prejudicar o meio ambiente, esse processo pode ser realizado pelo próprio cemitério ou por empresas especializadas, com a prévia autorização da família. A possibilidade de virar uma árvore vem ganhando o gosto de muitas pessoas, as cinzas são depositadas em urnas ecológicas feitas de casca de coco e em seu interior além das cinzas estão terra, uma semente que a família pode escolher e adubo, após um tempo essa árvore começa a criar raízes, a urna por ser biodegradável vai se dissolvendo sem prejudicar o meio ambiente e após um tempo a árvore cresce e demonstrando a vida. Opções não faltam quando o assunto é o destino das cinzas após a cremação, cabe a família decidir qual desses destinos tem mais a ver com a personalidade que a pessoa tinha ainda em vida, pois assim elas podem ser destinadas de uma forma mais personalizada e que mantem viva a sua memória.

Cremação custa caro?

Uma dúvida muito comum é quanto custa uma cremação, muita pessoa tem esse pensamento, de achar que a cremação custa caro e que não é acessível a muitas pessoas, más é muito pelo contrário, a cremação possui um valor menor que o sepultamento comum por exemplo, além disso outro ponto é que esse valor é pago uma única vez, sem a existência de taxas como de manutenção e sem ter que ser realizado a compra de um jazigo caso a família ainda não o tenha. O valor cobrado pela cremação pode ainda ser parcelado, facilitando seu pagamento, a aquisição preventiva da cremação traz a família uma tranquilidade em saber que as decisões já foram tomadas pela pessoa em vida e que não haverá gastos inesperados quanto a isso e vale ressaltar que quando adquirida de forma preventiva a cremação pode custar menos ainda. O mito da cremação ter um alto custo vem de muito tempo, pois anteriormente se tinha poucas opções de crematórios fazendo assim com que o custo fosse mais elevado, mas atualmente com a popularização da prática que tem um maior número de adeptos se tem também um maior número de crematórios fazendo com que o preço tenha diminuído. Vale ressaltar que os valores da cremação podem variar de acordo com a região do país e até mesmo de um crematório para outro, por isso é importante pesquisar muito e conhecer as diversas opções que se tem.
Cremação custa caro? Saiba mais

Mitos da Cremação

Por ser uma prática considerada nova no Brasil, acabam surgindo muitos mitos sobre o tema, as pessoas ainda tem muitas dúvidas e questionamentos. Hoje viemos responder algumas das dúvidas mais comuns: A cremação tem cheiro? A resposta é não, a cremação não tem cheiro, com a utilização de equipamentos de alta tecnologia a cremação não propaga nenhum odor e nenhum tipo de fumaça uma vez que os fornos possuem um rigoroso critério para o seu funcionamento, os fornos contam com filtros e os gases que são liberados durante esse processo são sugados e queimados novamente em câmaras conhecidas como câmaras secundárias fazendo com que a fumaça liberada após o processo seja sem cor e sem cheiro. A cremação prejudica o meio ambiente? Não, a cremação é um processo que não agride o meio ambiente devido as tecnologias que são utilizadas para a realização do mesmo, quando as cinzas espalhadas no mar ou no solo não ocorre uma contaminação e dessa forma as pessoas podem fazer as suas escolhas com relação ao destino de suas cinzas sabendo que a natureza não será prejudicada e a sua vontade será feita. Qualquer pessoa pode ser cremada? Sim, qualquer pessoa que tenha esse desejo e o expresse ainda em vida ou os seus familiares de primeiro grau autorizem podem ter a sua cremação realizada. Existe a possibilidade das cinzas de duas pessoas se misturarem? Não, o processo de cremação é feito de forma individual e são adotados rigorosos critérios para a sua realização, impossibilitando assim que isso ocorra. Além de ser uma prática ilegal, as câmaras não permitem a execução de mais de uma cremação de forma simultânea. A pessoa que irá ser cremada, pode ter velório? Sim, a pessoa que opta pela cremação pode sim ter velório caso seja o desejo da família, mesmo não tendo o sepultamento os familiares e amigos podem se despedir da pessoa querida em seu velório e prestar as suas homenagens, o velório é feito da mesma forma, com caixão e flores.

Cremação e Sustentabilidade

A cremação vem se tornando cada vez mais comum em diversos locais do mundo, um dos motivos para que essa escolha seja feita é que a cremação é um processo que não agride o meio ambiente, uma vez que ela não libera poluição na atmosfera e nem contamina os lençóis freáticos. No forno de incineração se tem diversos filtros que retêm todas as substâncias que poderiam ser prejudiciais para o meio ambiente além de não gerar muitos resíduos líquidos. Os gases que podem ser emitidos durante são retidos pelos filtros específicos presentes no forno de incineração o que impede a contaminação do ar com esses gases poluentes, outra função desses filtros é de reduzir a emissão de dióxido de carbono. Os fornos têm que estar de acordo com os padrões ambientais e respeitam o regulamento, o seu funcionamento só é permitido após essas normas serem respeitadas. Outro ponto que torna a cremação uma ação sustentável é a destinação das cinzas, hoje já se tem opções que permitem que as cinzas possam ser enterradas juntamente com uma semente, terra e adubo que posteriormente virara uma arvore e ira ajudar o meio ambiente e as gerações futuras.
Imagem que representa a sustentabilidade da cremação que é um processo que não agride o meio ambiente e não libera gases na atmosfera

Cremação de Animais

Os animais são os nossos melhores amigos, enchem o nosso lar de alegria e sempre nos esperam chegar em casa para nos receber com toda a sua alegria e todo o seu amor, eles merecem uma despedida digna assim como nós humanos e a cremação é uma dessas opções. O mercado de cremação de animais cresce a cada ano que passa, e vem sendo a escolha de muitas pessoas para se despedir do pet que tanto amam, a cremação animal também é feita por meio de fornos que permitem a cremação de apenas um pet por vez, esses fornos também são preparados para proteger o meio ambiente. As cinzas dos animais podem ter diversos destinos como serem lançados ao mar, na natureza, podem ser colocadas em urnas personalizadas com o seu nome e até podem ser colocadas dentro de pingentes, hoje em dia há diversas possibilidades para que a lembrança fique sempre viva em nossa memória. Há também a opção da realização de velório de animais para que assim os seus donos e familiares possam se despedir do amigo tão querido de uma forma mais digna, há empresas especializadas em realizar esse serviço de acordo com a vontade de seus donos.

Qual a documentação necessária para fazer a cremação?

A documentação necessária para autorizar a cremação pode mudar de acordo com a causa da morte, com base na Lei Federal nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973 há uma lista de documento necessários para que a cremação ocorra. Ainda em vida, as pessoas podem fazer a declaração de vontade que dever ser reconhecida em cartório, com essa declaração em mãos o processo burocrático da cremação fica mais simples. Caso não exista esse documento, a decisão da forma de sepultamento deverá ser tomada pelos familiares de primeiro grau do falecido como por exemplo filhos, irmãos, avós, cônjuge.
  • Caso a morte seja de causa natural, os documentos necessários são:
  • · A cópia do RG, CPF, Certidão de casamento ou nascimento da pessoa falecida;
  • · Atestado de óbito que deve ser assinado por dois médicos;
  • · Autorização da cremação assinado por um familiar de primeiro grau e mais duas testemunhas e esse deve ser reconhecido em cartório.
  • Caso a pessoa venha a falecer por morte violenta os documentos diferem um pouco do primeiro caso, os documentos solicitados são:
  • · Boletim de ocorrência;
  • · Autorização judicial contendo a declaração do delegado responsável pelo caso e do IML;
  • · Atestado de óbito assinado pelo médico legista;
  • · Autorização da cremação assinado por um familiar de primeiro grau e mais duas testemunhas e esse dever ser reconhecido em cartório;
  • · Cópia do RG, CPF e uma certidão de nascimento ou de casamento da pessoa falecida.
A quantidade de documentos pode assustar e por isso é importante ter uma empresa para assessorar a família nesse momento tão difícil e que ainda tem muitas questões burocráticas.

Quanto tempo leva o processo de cremação?

O processo de cremação não demora muito tempo, um corpo adulto leva uma média de 2 (duas) a 3 (três) horas para ser cremado, por conta das altas temperaturas do forno e a tecnologia que se tem disponível, esse tempo pode aumentar ou diminuir de acordo com o tamanho e peso do cadáver e do forno que será usado para fazer tal processo. O caixão usado e seu peso são fatores que também influenciam no tempo de cremação, quanto maior o peso do caixão, mais tempo a cremação demora.

Cremação e as religiões

A cremação é vista de forma diferente por cada religião, mesmo sendo um costume de muitos anos, algumas religiões ainda pensam de formas distintas sobre tal assunto e há ainda algumas recomendações sobre como esse processo deve ser feito e em como as cinzas devem ser destinadas.

Cremação e a Igreja Católica

O catolicismo é a religião que mais tem seguidores no Brasil e por isso, os seus costumes são muito conhecidos e seguidos por muitas pessoas. Uma dúvida muito comum das pessoas é o que a igreja católica diz sobre a cremação e qual o destino que as cinzas podem ter, há algumas décadas, a cremação não era aceita pela igreja católica, era apenas permitido o enterro do corpo pois representava a esperança na ressureição. Mas isso mudou e a igreja começou a aceitar a cremação daquelas pessoas que não tinham outra opção, como é o caso de pessoas que moram em países que não tem espaço para enterrar muitas pessoas e após isso houve começou a considerar a cremação como um destino digno dos corpos após a morte. Porém o recomendado é conservar as cinzas em locais sagrados e aprovado pelas igrejas como por exemplo espaços criados para esses fins e cemitérios, invés de espalhar no mar, na natureza ou mantidas em casa. Para que as pessoas possam visitar e rezar pelos seus entes queridos em datas como finados por exemplo.
O espiritismo também conta com muitos fiéis no Brasil e no mundo, eles veem a morte como uma passagem para outro mundo e não como o fim. A cremação é aceita pelo espiritismo e vista como uma passagem para os ciclos de reencarnações, é uma prática comum na religião e a opção de muitas pessoas, a orientação sobre a cremação é de que ela seja feita dentro de 72 horas após a morte e que a pessoa pense muito bem antes de tomar tal decisão.

Cremação e o espiritismo

Cremação e o Hinduísmo

O hinduísmo é uma das religiões que mais é favorável a cremação, os Hindus creem que é um momento de purificação e libertação da alma, uma vez que o fogo é um elemento purificador e que passar por esse processo ajuda a pessoa falecida a partir para uma nova dimensão, fazendo assim com que ela se uma em definitivo ao mundo espiritual. A cremação é a opção da grande maioria das pessoas que seguem a religião e acreditam que esse processo liberta as almas das pessoas que faleceram.

Cremação e o Protestantismo

Os protestantes não acreditam em reencarnação, eles acreditam em céu e inferno e esse julgamento é feito levando em consideração a fé que ela demonstrou as palavras do Senhor. Não são realizados cultos fúnebres assim como os católicos. O protestantismo assim como o catolicismo também não aponta proibições quando o assunto é a cremação, há apenas orientações sobre isso. Mesmo sem essas proibições muitas pessoas seguidoras da religião e que tem um pensamento mais tradicional costumam optar pelo sepultamento.

Cremação e outras religiões

Outras religiões que aceitam a cremação:
  • • Adventistas;
  • • Budismo;
  • • Metodismo;
  • • Entre outras.
Por outro lado, a cremação não é aceita por algumas religiões, fazendo assim com que os seus fiéis não optem pelo processo de cremação. Algumas religiões que não aceitam a cremação:
Algumas religiões que não aceitam a cremação:
  • • Islamismo;
  • • Judaísmo.

Urnas cinerarias de cremação

Após o processo de cremação ser realizado e o corpo do falecido ser transformado em cinzas, essas cinzas são depositadas em urnas, conhecidas como urnas funerárias, que são lacradas e entregues a família para que possam ser destinadas de acordo com a vontade da pessoa falecida. As urnas podem ter diversas formas, cores e feitas de diversos materiais diferentes como por exemplo madeira, bronze, metal e pedras, atualmente há as opções biodegradáveis como as urnas feitas de casca de coco que pode ser enterrada juntamente com uma semente e posteriormente virar uma arvore, há também as urnas que são hidrossolúveis, essas são indicadas para quem deseja ter as cinzas lançadas ao mar, rios ou cachoeiras, pois quando a urna entra em contato com a água ela se dissolve e não prejudica o meio ambiente.
Urna cinerária onde são depositadas as cinzas resultantes da cremação de corpos ou de resto mortal.

Cremação e as questões geográficas

Com o aumento gradativo da população mundial, em pouco tempo não se terá mais locais disponíveis para que as pessoas sejam enterradas, isso já acontece em alguns países como por exemplo Inglaterra e Japão, que são países com pouca extensão de terra. Dessa forma, as pessoas que residem nessas regiões, além de levar em consideração as questões religiosas, o seu desejo e também a questão financeira, elas levam em questão o espaço geográfico do local que elas residem e a sua extensão que é pequena quando comparada ao tamanho de sua população. Esse é um dos motivos pelos quais a cremação tem tantos adeptos no país, o outro motivo é a influência religiosa.

Conclusão

Com as informações apresentadas nesse artigo pode-se conhecer um pouco mais sobre a história da cremação, como algumas religiões viam a pratica e como elas veem hoje em dia e também os motivos que podem levar as pessoas a tomarem a decisão de optar por esse método. É visível que a cremação tem um número de adeptos que crescem a cada dia que passa e que a previsão é que continue dessa forma. A decisão da cremação quando é feita de forma preventiva permite a pessoa e aos seus familiares uma maior tranquilidade, pois os desejos da pessoa falecido serão atendidos, a família não terá que arcar com gastos inesperados e nem lidar com questões burocráticas além de não terem que tomar decisões tão importantes de forma inesperada. Conhecer sobre a cremação é muito importante para que as nossas dúvidas sejam solucionadas e que dessa forma possamos fazer a nossa escolha de forma consciente e sabendo de todos os detalhes que ela engloba.

Cemitério e Crematório Parque das Flores

O Parque das Flores cemitério e crematório conta com uma completa infraestrutura para receber os amigos e familiares das pessoas falecidas, contamos com salas de velório, capela, sala para celebração ecumênica, cafeteria, enfermaria e floricultura, tudo isso para trazer um maior conforto para quem visita o cemitério. O cemitério é no estilo Parque, conta com mais de 40.000 m² de uma área arborizada, o tem diversas árvores, plantas e flores, além de um grande gramado que transmite uma sensação de paz, calmaria, tranquilidade e conforto, essas sensações trazidas pelo local ajudam as pessoas a lidarem melhor com a dor da perda e também a ficarem mais calmas mesmo sendo um momento muito complicado e de muita dor.
Área de jazigos do Cemitério e Crematório Parque das Flores, um cemitério arborizado e com uma estrutura completa
Com a aquisição de nossos planos funerários, os nossos clientes tem benefícios ainda em vida, temos diversos profissionais conveniados em nosso clube de benefícios que proporciona descontos em consultas, o nosso clube conta também com laboratórios conveniados para que os nossos clientes possam cuidar da sua saúde e da saúde da sua família com ótimos profissionais. Os nossos ambientes recebem cuidados diários de nossos profissionais, que cuidam dos jardins, das flores, do gramado, além dos ambientes externos, os ambientes internos também recebem cuidados diários, os locais onde são realizados os velórios, as capelas e as demais salas sempre são higienizados, limpos e organizados para receber da melhor forma possível nossos clientes e seus familiares. Além dos cuidados diários, o cemitério conta com segurança 24 horas por dia, os profissionais que fazem a segurança do local são treinado e estão preparados para atender qualquer chamado com excelência e segurança, além de seguranças, também contamos com diversas câmeras de alta qualidade que estão posicionadas em locais estratégicos em toda a extensão do cemitério.
Estrutura do cemitério e crematório Parque das Flores, um cemitério arborizado e com uma estrutura completa
Nosso atendimento é humanizado, pautado na ética e com respeito a dor das pessoas, os nossos profissionais são apaixonados pelos o que fazer e são capacitados e treinados para que possam solucionar as dúvidas dos familiares em um momento tão delicado e difícil para qualquer pessoa. O nosso atendimento funciona 24 horas por dia, para que os nossos clientes possam ficar mais tranquilos, sabendo que independente do horário do dia eles estarão amparados e serão atendidos por nossos profissionais com toda excelência. Os nossos planos também contam com cobertura em âmbito nacional, para proporcionar mais tranquilidade ainda, sabendo que em qualquer local do Brasil os nossos clientes estarão amparados e podem ficar tranquilos independentemente do local que estão. O nosso cuidado com os nossos clientes e seus familiares não acaba no momento do sepulcro, nós temos um cuidado especial com as pessoas que perderam uma pessoa querida e que estão tendo que passar por um momento tão difícil que é o luto, contamos com psicólogos parceiros que dão descontos em atendimentos para as pessoas que precisam. O Cemitério e Crematório Parque das Flores está há mais de 25 anos formando parcerias de sucesso com os nossos clientes e seus familiares e proporcionando a essas famílias uma maior tranquilidade por saber que estamos ali para ajuda-los a resolver as questões burocráticas que esse momento pode trazer.